DestaqueNacional

Para 55% dos brasileiros Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026, aponta pesquisa

A análise por região indica que somente no Nordeste a maioria dos entrevistados considera que Lula merece outra oportunidade.

Um levantamento feito feito pela Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13), aponta que 55% dos eleitores brasileiros acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não mereça uma nova chance de governar o país na eleição de 2026.

A pesquisa, realizada presencialmente e que ouviu 2045 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 6 de maio, revela uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiabilidade de 95%.



A análise por região indica que somente no Nordeste a maioria dos entrevistados considera que Lula merece outra oportunidade. Por outro lado, no Sudeste, Sul e Centro-Oeste/Norte, a maioria acredita que ele não merece retornar à presidência.

Tanto homens quanto mulheres tendem a se posicionar majoritariamente contra uma nova chance para Lula. Além disso, outros nomes do PT foram avaliados na pesquisa, com chances de voto significativamente menores em comparação com Lula: 32% dos entrevistados votariam no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e 10% na presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Embora Lula ainda mantenha uma parcela considerável de eleitores dispostos a votar nele, a pesquisa mostra uma alta taxa de rejeição, com 49% dos entrevistados afirmando que não votariam nele em 2026.

Os que voltariam em Lula somam 47%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge como o segundo nome que tem, numericamente, mais chances de angariar votos em 2026: 39% dos entrevistados votariam no ex-mandatário. No entanto, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro está impedido de disputar um cargo público até 2030.

Os nomes de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparecem como fortes nomes na disputa contra Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *