DestaquePolítica

Eleições 2024: Pesquisa Perspectiva mostra crescimento de Amom em intenções de votos em Manaus

Manaus – Uma recente pesquisa publicada no feriado de Finados oferece novas perspectivas sobre o cenário político nas eleições de 2024 em Manaus.

De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Perspectiva, o atual prefeito da cidade, David Almeida, do partido Avante, e o deputado federal Amom Mandel, do Cidadania, lideram as preferências dos eleitores.

Os números indicam que David Almeida possui 31,5% das intenções de voto, enquanto o deputado Mandel está com 27,1%.

O estudo, que é o quarto de uma série iniciada em dezembro de 2022, revela movimentos de oscilação nessas preferências em comparação com pesquisas anteriores.

Uma das notáveis mudanças apontadas pela Perspectiva é a diminuição de índice do prefeito David, que anteriormente detinha 37% de apoio e agora apresenta uma perda de 5,5 pontos percentuais em um intervalo de apenas dois meses.

Por outro lado, Amom Mandel demonstra um movimento oposto, com uma leve oscilação positiva de um ponto, saindo de uma estagnação em 26% nas pesquisas anteriores para atuais 27,1%.


Um aspecto interessante destacado pela pesquisa é a disputa pela terceira posição na corrida, na qual o coronel Alfredo Menezes, do PL, anteriormente um candidato com expressiva preferência na cidade, agora apresenta um cenário de desidratação, diminuindo de 12% para 6,7% nas intenções de voto ao longo das pesquisas realizadas.



Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) está ganhando visibilidade, mostrando um aumento de intenções de voto, saindo de 2% para 4,2% ao longo do período das pesquisas.

No que diz respeito à rejeição dos principais candidatos, tanto David quanto Amom têm índices baixos. Amom, que é novo na política, possui uma rejeição de 3,6%, enquanto David, com uma longa trajetória política de mais de 20 anos, registra uma rejeição de 9,5%.

A pesquisa também realizou simulações de segundo turno entre os líderes da corrida eleitoral, indicando que, caso acontecesse um segundo turno hoje, David Almeida venceria Amom Mandel com 46% contra 41%.

.

Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 25 e 31 de outubro, com um total de 2.000 entrevistas. A margem de erro apontada é de 2,2%, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *