DestaqueEconomia

Em Tabatinga, workshop apoiado pelo Governo do Amazonas debate sociobioeconomia na Tríplice Fronteira 

O evento acontece de 25 a 27 de outubro

FOTOS: Acervo da pesquisadora, Taciana de Carvalho Coutinho

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), acontece em Tabatinga (distante a 1.108 km da capital), o “II Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS) – Amazonas”. O evento será realizado de 25 a 27 de outubro, das 8h30 às 18h, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

A atividade visa fortalecer os diálogos realizados na primeira edição do PaCTAS, além de reunir o público para a construção de diálogos sobre as atividades produtivas regionais na fronteira Brasil, Colômbia e Peru. 

A coordenadora do evento e doutora em Recursos Naturais, Taciana de Carvalho Coutinho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem a expectativa que essa segunda edição fortaleça ainda mais as instituições participantes do evento, por meio do debate sobre pesquisa, tecnologia, inovação e sociobioeconomia.  

“A região do evento faz parte de uma área estratégica para o desenvolvimento regional, com potencial para crescimento de atividades voltadas a sociobioeconomia. Teremos parceiros importantes participando das nossas atividades”, afirmou Taciana Coutinho. 

O evento é destinado a docentes e discentes de instituições públicas federais e estaduais, produtores, representantes de associações e cooperativas, empreendedores locais, instituições de fomento e organizações civis em geral. 

A programação do workshop conta com palestras, talks de inovação, oficinas e rodas de conversa. Saiba mais no link a seguir: https://pactas.org/workshop 



Programa Rádio Ciência 

Durante o evento, será apresentada uma série de podcasts, com vinte e quatro episódios, que foi produzida com o apoio da Fapeam, via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I). 

Os episódios foram produzidos para dar visibilidade à produção científica gerada por professores e pesquisadores, que atuam nas instituições públicas federais e estaduais, como Ufam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na Tríplice Fronteira.  

Sobre os Programas  

Parev – O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclos de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. 

POP CT&I – O POP CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em CT&I, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. 

Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, como também o tema central da SNCT/2023, a serem desenvolvidas em outubro e novembro.  

Agenda Fapeam  

A agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *